II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval

Decorreu no passado dia 12 de outubro de 2019, o II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, no Paço de Giela, em Arcos de Valdevez.

II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, em Arcos de Valdevez

Decorreu no passado dia 12 de outubro de 2019, o II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, no Paço de Giela, em Arcos de Valdevez, numa organização conjunta do GEMAC – Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate, EmCadeamentos – Associação para a Promoção do Património Histórico e Cultural e do Município de Arcos de Valdevez.

Pelo segundo ano, o Encontro juntou clubes/salas de armas de Portugal e de Espanha, promovendo um desporto ainda pouco divulgado em Portugal, em contexto de património.

A forte presença de atletas estrangeiros confirma a internacionalização deste evento na comunidade internacional; o contingente espanhol estava maioritariamente preenchido por atletas galegos, mas estiveram ainda presentes atletas do país Basco e até mesmo de S. Petersburgo (Rússia).

Participaram no evento atletas de vários clubes, mas apenas quatro entraram em competição: GEMAC (Porto, Portugal), SVEA (Vigo, Espanha), CEHEPO (Pontevedra, Espanha) e 100tolos (Corunha, Espanha).

Quase uma centena de duelos durante o torneio.

Na modalidade de Espada e Broquel participaram nove atletas em 21 combates; na de Espada Roupeira participaram 15 atletas, num total de 38 combates; na modalidade de Espada Longa estiveram envolvidos 14 atletas em 34 combates.

História e Património

Durante o Encontro mostraram-se duas exposições de materiais medievais, uma de índole civil e outra de índole militar, que o público presente pode visitar e manusear.

Na tarde do dia 12, entre as finais de Espada Roupeira e o início do torneio de Espada Longa, foi ainda proporcionada a crianças e adultos aulas de iniciação à Esgrima Medieval.

O sucesso desta segunda edição anuncia a continuação da terceira, em 2020.



www.EmCadeamentos.com
http://facebook.com/EmCadeamentos
Contacto: +351 931 101 333