Projecto Erasmus+

A EmCadeamentos tem como missão principal a divulgação e promoção do património histórico e cultural, com o intuito de o valorizar junto do público em geral.

Para tal, na EmCadeamentos, os colaboradores estão em constante formação, não só a nível interno e nacional, como a nível internacional, com as parcerias estabelecidas com os membros da EXARC e com os projetos Erasmus+, que apresentamos em seguida.

O envolvimento da EmCadeamentos em projetos Erasmus + na área da Educação de Adultos tem os seguintes objetivos:

  • Capacitação dos seus colaboradores, aumentando o número de colaboradores com experiência internacional, melhorando algumas das suas competências básicas através do contacto e formação com metodologias e conceitos inovadores, formando os seus colaboradores nas técnicas e conceitos relacionados com a educação não formal de adultos, em diferentes contextos que vão para além da formação em sala, e em contacto com materiais e utensílios de interesse patrimonial e histórico interculturais.
  • Melhoramento e otimização dos programas formativos da EmCadeamentos, uma vez que as formações que os colaboradores irão frequentar permitirão introduzir novas ideias e conceitos que possam ser adequadas à realidade da EmCadeamentos no panorama nacional e internacional. Neste sentido, pretende-se incluir nos programas da EmCadeamentos novas abordagens e metodologias e ampliar a visão intercultural. 
  • Aceder a diferentes tipos de públicos, através da observação de como as instituições parceiras nos projetos  adotam medidas para alcançar todos os tipos de público, desde desfavorecidos a com algum tipo de deficiência, quer a nível de metodologias quer a nível de conteúdos. É uma área em que a EmCadeamentos sente obrigatoriedade social de aprofundamento, pois os seus programas têm tido elevado sucesso e necessitam de aumentar a oferta formativa.. 
  • Internacionalização da EmCadeamentos, através do aprofundamento de relações inter-instituições, criando uma rede de parceiros internacionais de forma a, no futuro, efetuar programas conjuntos de aprendizagem e formação. 

O projeto “Formadores e mediadores na comunicação de património e cultura”, a decorrer entre junho de 2020 a maio de 2021 (entretanto prolongado até maio de 2022, devido às contingências da pandemia covid19), viu aprovada a mobilidade de 18 colaboradores da EmCadeamentos para cursos estruturados em diferentes países da Comunidade Europeia.

A divulgação dos locais, datas e programa das mobilidades foi efetuada dentro da rede interna dos colaboradores da EmCadeamentos, de forma a tornar acessível a todos a possibilidade de se candidatarem a participar nestas mobilidades.

Os critérios de seleção para participação nestas atividades foram os seguintes: pertencer à EmCadeamentos, fazer parte da equipa de formadores da Associação, facilidade de comunicação e espírito de equipa, motivação para aprofundar conhecimentos a nível histórico e cultural em termos internacionais, disponibilidade para abraçar novas culturas e disponibilidade para viajar nas datas agendadas.

Nos nossos canais de divulgação (notícias no site e redes sociais) podem acompanhar o desenrolar destas atividades, prevendo-se, após a finalização do projeto, uma disseminação mais exaustiva e formal do resultado do projeto.