Iniciativas

São inúmeras as iniciativas criadas pela EmCadeamentos, ou das quais a EmCadeamentos é parceira, quer a nível nacional quer internacional. Destacamos as seguintes em contexto nacional:

MEM – Meeting de Esgrima Medieval

O Meeting de Esgrima Medieval foi a primeira iniciativa internacional da EmCadeamentos (ainda antes da sua formalização), em parceria com o Museu Militar do Porto, e consiste num evento que se propõe reunir praticantes de esgrima medievalHistorical European Martial Arts (HEMA) – de todos os quadrantes. É uma oportunidade para os praticantes e participantes contactarem com outras formas de estudar e treinar as HEMA, assim como partilharem as suas experiências e conhecimentos. É um evento aberto a toda a comunidade.

O Meeting de Esgrima Medieval decorre anualmente, desde a sua criação em outubro de 2014, na cidade do Porto e encontra-se estruturado em duas sessões: a primeira, no Museu Militar do Porto, é teórica e reúne como convidados/oradores ilustres praticantes de artes marciais, que abordam temas e questões emergentes no estudo e divulgação da Esgrima Histórica; a segunda, no Centro Desportivo da Universidade do Porto, é prática e ministrada pelos convidados, e permite a todos os participantes colocar em prática diferentes abordagens à prática de HEMA.

Este evento tem reunido convidados e participantes nacionais e internacionais, tendo aumentado o número de participantes ao longo dos anos.

Mais informações em www.Gemac.pt – Galeria de vídeos aqui.

Dinamizações – Museu Militar do Porto

Uma das parcerias mais antigas da nossa associação tem sido com o Museu Militar do Porto. De forma a criar uma oferta mais diversificada, complementar e ainda mais atractiva, neste museu de referência na cidade do Porto a EmCadeamentos tem vindo a realizar várias iniciativas junto desta instituição das quais destacamos a realização de vários eventos ao longo do ano de forma regular como é exemplo o “Dia Internacional dos Museus”, as actividades de “Aula-Aberta” no primeiro sábado de cada mês , a “Noite Europeia dos Museus” ou ainda o Meeting de Esgrima Medieval.

A História vai à escola

Esta iniciativa promove a realização de eventos que têm percorrido de forma itinerante algumas escolas do país, com a realização de actividades de apresentação, workshops e arqueologia experimental em vários agrupamentos escolares. Desta forma, para além de destacar a importância do património como herança cultural ajudamos a combater o abandono escolar trabalhando directamente com os professores.

Esgrima Medieval no Património

O projeto Esgrima Medieval no Património é uma iniciativa da EmCadeamentos, em parceria com outras instituições, em que se propõe criar uma rede de eventos culturais subordinados ao tema da esgrima medieval e histórica em diversos espaços de património nacional, através de uma nova abordagem de divulgação patrimonial.

Até ao momento, tem sido implementado de forma mais regular no Museu Militar do Porto, com sessões de estudo e prática de esgrima medieval, devidamente acompanhada por profissionais e praticantes, destinada a todo o público (de diferentes idades e com necessidades especiais, sendo um projeto inclusivo), com regularidade mensal (1º sábado de cada mês).

Para além disso, anualmente, no dia dos museus, neste mesmo local, tem sido instalada uma exposição temporária composta por réplicas de materiais musealizados (o que permite interação com o público) de equipamentos e atondos da esgrima medieval ao longo dos tempos.

No Paço de Giela, em Arcos de Valdevez, fruto da parceria com o município, tem sido realizado, anualmente, o Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, que inclui, para além da instalação da referida exposição temporária, um evento desportivo de HEMA, onde têm participado atletas de várias nacionalidades.

Recensões Críticas da EmCadeamentos

É inúmera a bibliografia que nos passa pelas mãos ao tratarmos de tantos assuntos sobre a História e Património. E são inúmeros os temas que gostaríamos de partilhar com os nossos associados e público em geral.

Assim, a iniciativa “Recensões Críticas da EmCadeamentos” contém recensões críticas de literatura vária, na sua maioria de índole histórica e patrimonial, algumas mais recentes e outras mais antigas, onde se incluirá, para além de um breve resumo da obra e do seu autor, uma visão crítica da mesma pelo colaborador da EmCadeamentos que assina a recensão. Pretende-se, com esta iniciativa, promover o interesse do nosso público pela literatura histórica e patrimonial, assim como incentivar à leitura das obras recomendadas (e não só…)

As recensões críticas encontram-se publicadas aqui .

Mostra UP – Universidade do Porto

A EmCadeamentos teve na sua génese concepcional uma equipa multidisciplinar de alunos da Universidade do Porto. Desta forma, e muito naturalmente, fomos convidados pelos professores responsáveis pelo departamento de Arqueologia para mostrar a toda a comunidade (académica e discente) as várias possibilidades de dinamização patrimonial realizada pela EmCadeamentos, com a implementação de conceitos provenientes da arqueologia experimental.

Desde então a EmCadeamentos tem participado na Mostra UP de forma ininterrupta, com várias actividades e momentos de dinamização dos quais destacamos:

  • Exposição temporária de líticos (pré história), coleções de fibulas (proto-história), equipamentos militares (romanos e medievais).
  • Simulação de escavação arqueológica.
  • Realização de Documentos Paleográficos.
  • Apresentação e demonstração de Esgrima Medieval.
  • Recriação histórica de personagens ilustres.

e outras mais…

Quer estar a par das novidades? Acompanhe a nossa Newsletter!