Investigação / Arqueologia experimental
A EmCadeamentos tem como missão a divulgação e promoção do património histórico e cultural, com o intuito de o valorizar junto do público em geral.
Para tal, desenvolve uma série de programas, que vão desde a formação à dinamização de espaços, com atividades ao vivo direcionadas para a interatividade com o público.
Estes programas têm de ser fundamentados e, como tal, uma das atividades mais importantes da EmCadeamentos, apesar de ser menos visível pelo público, é a investigação.
A investigação na EmCadeamentos assume um caráter científico e académico, seguindo metodologias que permitem a fundamentação teórica dos programas, a sua concretização e a avaliação da sua eficiência.
A investigação na EmCadeamentos tem como propósito a aplicabilidade da interpretação do conhecimento da História e Património em programas eficazes na divulgação ao público, e adaptado ao tipo de público, não só em termos de idade, como de proveniência social ou limitações/deficiências associadas, colocando em prática a política inclusiva da associação.
A investigação da EmCadeamentos vai para além do conhecimento teórico, utilizando a arqueologia experimental como metodologia de partida para a sua programação prática, permitindo as interpretações ao vivo de uma forma eficiente e fundamentada.
A investigação da EmCadeamentos permite a criação de manuais de boas práticas na produção de programas direcionados para o público em ambiente de interpretação e valorização da nossa História, Cultura e Património, capacitando todos os nossos colaboradores.
A investigação na EmCadeamentos é das atividades que une mais colaboradores e que mais os motiva, pois muitas das experiências são únicas!
Desde 2016 que a EmCadeamentos é membro da EXARC, o que eleva o padrão da investigação científica e apresentação pública entre os nossos membros, através dos projetos de colaboração, conferências e publicações.
site EXARC: