Grupos de Estudos em Artes de Combate

Utilizando as metodologias da arqueologia experimental e das técnicas desenvolvidas pela EmCadeamentos, têem sido desenvolvidos grupos de estudo que trabalham alguma matérias com especial atenção e interesse. Apesar da sua existencia ser menos visível ao grande público, não deixam de ser grupos de trabalho que dedicam horas de desenvolvimento, estudo e prática e desses mesmo não queremos de deixar de mencionar os seguintes grupos dentro da EmCadeamentos:

  • Ludus Primus Galaecia.
    Recriação da estrutura orgânica de uma Ludus gladiatoria no limes do Império , este projecto contou com a participação de mais de 2 dezenas de membros sendo que foram efectuados estudos sobre: equipamento, vida social, enquadramento dos jogos na vida romana, alimentação, negócio e combate gladiatório.
    Efectuou-se 2 exposições itenerantes sobre: ” A ludus gladiatória – vida e morte no Império” ; ” Equipamentos de gladiadores”
    Foram efectuadas várias apresentações públicas sobre o combate gladiatório com demonstrações : nomeadamente nas cidades de Matosinhos, Beja e Vizela.
  • Grupo de Balística Histórica.
    Recrição de diversos equipamentos de caça e guerra sendo que inicialmente por propulsão directa (arremesso, p.e. pedras/lanças/dardos), passando por propulsores (Fundas, Azagaias, glans plumbeae) até à neurobalística (arcos, Scorpios, balista). Este projecto nasceu da contacto efectuado durante o projecto de Erasmus+ com a “Associação Cantabruri – Santander Espanha”
  • Legio X Gemina – Galaecia
    Grupo de recriação histórica sobre a legião romana, recriando um contubérnio da Legio X Gem.
Scroll to Top