“A Arte de Esgrima” de Domingo Godinho

“A Arte de Esgrima” de Domingo Godinho

“Con el nombre de Jesus Cristo y de su bendecida madre, se comienza el libro llamado Arte de Esgrima,
compuesto por el maestro Domingo Luís Godiño, Lusitano natural de la villa de Santerém, diocesis de Olisipona
(Lisboa) D.1599 años….”

É desta forma que se apresenta Domingo Luís Godinho na sua obra “A Arte da Espada” em 1599.

Esta obra, que desperta muita atenção aos praticantes da esgrima histórica, não passou ao lado do nosso GEMAC (Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate).
Em especial ao Dr. Alexandre Botelho que se envolveu no estudo profundo da obra quer no facsimile do original quer através de alguns trabalhos já publicados como é o caso do “Arte da Esgrima” publicado pela AGEA numa edição crítica pelo exmo. Doutor Manuel Valle Ortiz e Tim Rivera assim como o “Iberian Swordplay” pelo mesmo Tim Rivera. Após um estudo crítico das várias obras e no seguimento da preparação das aulas mestradas no GEMAC, a EmCadeamentos lançou o desafio ao grupo de trabalho do GEMAC para apresentar as suas interpretações, correcções e pensamentos sobre o tratado original e de as publicar no formato de livro.

Este desafio foi aceite e após alguns artigos sobre o assunto já terem sido desenvolvidos, o grupo de trabalho composto por vários membros do GEMAC e da EMCADEAMENTOS como é o caso do Ricardo Macedo, Alexandre Botelho, Tiago Torres entre outros colaboradores tem vindo a elaborar o trabalho de preparar o obra que aguardamos com muita expectativa.

Segundo informação que apuramos junto do editor, Vitor Raquel da “Fronteira do Caos” a publicação deverá ocorrer ainda durante este ano de 2021.

Desejamos um bom trabalho a todos e aguardamos novidades!

Alguns membros do GEMAC
(Ricardo Macedo ao centro, Alexandre Botelho segundo do lado direito)
Scroll to Top