Associação Cantabruri

No intuito de disseminar o conhecimento sobre a História e Património, passamos a apresentar nas nossas notícias algumas associações parceiras ou outras de referência. Esta semana começamos com um projecto do norte de Espanha que trabalha conteúdos desde a pré história ao séc. XIX. Lançamos o desafio à associação Cantabruri de se apresentarem ao nosso leitor.
(texto original em castelhano e tradução em português mais abaixo)

La asociación Cantabruri es una asociación para la difusión y divulgación del patrimonio histórico, asentada en Cantabria (norte de España). Esta asociación presenta un año y medio de vida, tiempo en el que no han parado de realizar diversas actividades.

Su equipo técnico tiene años de experiencia en el ocio y tiempo libre, además, estos están vinculados al ámbito académico. La fusión de estos dos campos, hace que sus actividades estén adaptadas a todos los públicos y presenten una gran calidad histórica, debido a que estas están supervisadas por arqueólogos e historiadores.

Presentan múltiples proyectos de diferentes épocas históricas y temáticas, aunque se suelen centrar más en la prehistoria, ya que Cantabria es un referente en este tema.

Sus metodologías no regladas han colaborado con diferentes instituciones, como otras asociaciones de difusión de la historia, universidades, museos o bien, ayuntamientos y gobierno de la región; tanto en espacios públicos en eventos de historia, museos…, como espacios privados como centros comerciales.

Otro punto que realiza la asociación, son labores de investigación y reconstrucción histórica, como pueden ser los uniformes de 1805 de una asignación militar local. Tras la investigación de ello, se reconstruyeron estos con materiales similares a los de la época.

Junto a la investigación y reconstrucción histórica “típicas”, también se apuesta por las nuevas tecnologías 3d, como son las reconstrucciones virtuales o la impresión 3d de piezas arqueológicas.

Además de las actividades “estrictamente históricas”, desarrollan un proyecto biológico, sobre observación de fauna animal, estando está en un área de protección de natural.

Facebook aqui!

(tradução Português)

A associação Cantabruri é uma associação para a disseminação e divulgação do património histórico, estabelecida na Cantábria (norte da Espanha). Essa associação tem um ano e meio de vida, tempo em que não pararam e já realizaram várias actividades.

A sua equipe técnica possui anos de experiência em lazer e tempo livre, além disso, estes estão vinculados ao campo académico. A fusão desses dois campos torna suas actividades adaptadas a todos os públicos e apresenta uma grande qualidade histórica, pois são supervisionadas por arqueólogos e historiadores.

Apresenta vários projetos de diferentes períodos históricos e temáticos, embora eles tendam a se concentrar mais na préhistória, uma vez que a Cantábria é uma referência neste tópico.

Suas metodologias não formais permitem colaborações com diferentes instituições, como outras associações para a divulgação de história, universidades, museus ou municípios e governos da regionais; tanto em espaços públicos, eventos de história, museus … e em espaços privados (p.e. Centros comerciais).

Outro argumento da associação são os laboratórios de pesquisa e reconstrução histórica, como os uniformes de 1805 de uma missão militar local. Após a investigação, estes foram reconstruídos com materiais semelhantes aos da época.

Juntamente com a pesquisa “típica” e a reconstrução histórica, também está comprometida com as novas tecnologias 3D, como reconstruções virtuais ou impressão 3D de peças arqueológicas.

Além das atividades “estritamente históricas”, desenvolvem ser um projeto biológico, na observação da fauna animal, estándo a associação localizado numa área de proteção da natureza.

Página de facebook aqui!

Scroll to Top