O CONTO DO RECONTRO – ARCOS DE VALDEVEZ

3 de maio 19’

“O CONTO DO RECONTRO” – O TORNEIO DE VALDEVEZ – PAÇO DE GIELA – ARCOS DE VALDEVEZ

Imagem do paço de Giela e elmos medievais

Um grupo de alunos da Escola Básica da Ponte, Santo Tirso visitou o Paço de Giela, em Arcos de Valdevez.

A visita ao Monumento foi complementada e acompanhada de atividades educativas com rigor histórico, a cargo da EMCADEAMENTOS.

O Paço de Giela, totalmente reabilitado pelo Município, é considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais e um notável exemplar de residência senhorial acastelada da Idade Média e Moderna.

A antiga Torre do Paço, tem no seu interior um espaço interpretativo e expositivo, composto por três pisos, tal como no projeto original; um é dedicado à Arqueologia do concelho, outro à interpretação do próprio monumento, e um terceiro dedicado ao Recontro de Valdevez, que, em 1141, opôs Afonso Henriques a seu primo Afonso VII de Leão e Castela.

A EMCADEAMENTOS foi a convidada para guiar os alunos na imersão da história deste marco, decisivo na fundação da nacionalidade portuguesa.

O “Conto do Recontro” de Valdevez visa a sensibilização da comunidade educativa para este acontecimento histórico, estruturado de forma cuidada e rigorosa, destinado exclusivamente a visitas escolares. Estará disponível para outros grupos de visitantes que assim o solicitem.

R. S.

EmCadeamentos

Scroll to Top