III Torneio de Valdevez 2021

III Torneio de Valdevez 2021

Notas e resultados finais do III Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, que decorreu no passado dia 9 de Outubro de 2021, no Paço de Giela em Arcos de Valdevez.

Foi um enorme sucesso o evento realizado pela associação EmCadeamentos, em parceria com o município de Arcos de Valdevez, coordenado pela sala de armas do Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate (GEMAC). Confirma-se assim este evento como a prova de lançamento da época desportiva 2020/21 e em que se espera o regresso à normalidade, após o período de interregno no ano de 2020 devido à pandemia COVID19.

Esta terceira edição do evento contou com um número recorde perto das 50 inscrições, com diversos atletas vindos de 9 salas de armas espalhadas um pouco por todos os cantos da Península Ibérica, confirmando o desígnio deste encontro que é reunir uma maior diversidade de salas, experiências e contactos entre a comunidade da Esgrima Histórica Ibérica.  

Aproveitamos para agradecer às equipas participantes, que através dos seus atletas e comitivas se juntaram a este evento, que tanto cresceu este ano e foi visível pelo nível dos assaltos e trocas de armas. Deixamos ainda um agradecimento especial: às equipas que estiveram a apoiar a realização do evento, quer dando a cara e recebendo com simpatia e disponibilidade os participantes, quer trabalhando nos bastidores, fazendo os possíveis para tornar este evento o sucesso que se sentiu; à equipa da EmCadeamentos, uma palavra de agradecimento pela simpatia, dedicação e disponibilidade desde o acolhimento à gestão logística dos pequenos detalhes; e à equipa do município de Valdevez pela organização pré evento e um obrigado pela sempre disponível e simpática equipa do Paço de Giela.

Das Salas de Armas que nos visitaram, agradecemos desde já as mensagens de reconhecimento e agradecimento que nos enviaram durante estes últimos dias, após o evento. Ainda estamos a efetuar uma recolha exaustiva de imagens e vídeos junto de todos os que estiveram presentes no Encontro, e brevemente iremos fazer uma reportagem completa. Até lá, e para curiosidade dos que não puderam estar presentes, vamos disponibilizar um pequeno vídeo dos highlights do evento ainda hoje! Estejam atentos ao canal de youtube da EmCadeamentos e às nossas redes sociais.

Aproveitamos ainda para informar que no dia 27 de Novembro, o GEMAC irá realizar a edição de 2021 do já tradicional Meeting de Esgrima Medieval, na cidade do Porto, no pavilhão de armas do Museu Militar do Porto, com as suas habituais sessões de tertúlias, seminários e assaltos livres! Disponibilizaremos o programa detalhado nas próximas semanas.

A todos um bem-haja e até breve no próximo encontro!

Resumimos em seguida os resultados do III Encontro Ibérico de Esgrima Medieval:

Estiveram presentes as seguintes salas de armas: Esgrima Sadina (Portugal), Grupo de Esgrima Medieval e Artes do Combate – GEMAC (Portugal), Sala Viguesa de Esgrima Antiga – SVEA (Espanha) , Escuela de Esgrima Acero (Espanha), Club Esgrima Maresme  – CEMAR (Espanha), Club Escola Hungaresa de Esgrima Pontevedra – CEHEPO (Espanha), Arte do Combate (Espanha), 100tolos HEMA (Espanha) e Asociación Naronesa Esgrima Antigua – ANEA  (Espanha). 

Seguem os resultados nas diversas modalidades:

Espada e Broquel:

Nº atletas: 10

Nº de poules: 2 poules de 5 

Nº total de combates: 20 das poules + 2 meias finais + 1 final

1º lugar: Daniel Lopez Varela (100tolos HEMA)

2º lugar: Jose Rojo Fernandez (100tolos HEMA)

3ºs: Aitor Fernández  Domínguez (CEHEPO) e Damián Troncoso Saavedra (SVEA)

Espada roupeira:

Nº atletas: 19

Nº de poules: 2 poules de 6 e 1 poule de 7   

Nº total de combates: 51 das poules + 2 meias finais + 1 final

1º lugar: Damián Troncoso Saavedra (SVEA) 

2º lugar: Cristian Milà Martinez (CEMAR)

3ºs: Alberto Rodriguez Ferraces (100tolos HEMA) e Carlos Torres Rodriguez (CEHEPO)

Espada Longa:

Nº atletas: 22

Nº de poules: 2 poules de 7 e 1 poule de 8

Nº total de combates: 70 das poules + 2 meias finais + 1 final

1º lugar: Damián Troncoso Saavedra (SVEA) 

2º lugar: Carlos Torres Rodriguez (CEHEPO)

3ºs: Aitor Fernández  Domínguez (CEHEPO) e Manuel Sánchez Piñeiro (SVEA)

Uma vez que o evento contou com um Torneio de Exibição e Demonstração em várias armas, foram ainda entregues certificados de participação individual a todos os atletas.

Scroll to Top