Jornadas Europeias do Património

Jornadas Europeias do Património

Momentos na vida de um cavaleiro medieval 

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, realizar-se-ão várias atividades alusivas ao quotidiano da vida militar na Idade Média.

Entre os dias 25 e 27 de setembro, será instalada uma exposição temporária, constituída por três cenários distintos: uma “Mesa de Guerra“, onde se aplica a táctica e onde se desenvolvem as estratégias das batalhas, uma “Mostra de Armas”, com a exposição de várias peças de armamento defensivo e ofensivo, e uma cozinha de campanha, onde se colocaram elementos à preparação e confeção de refeições quentes, essenciais na reposição de forças e descanso dos guerreiros.

Esta exposição terá o acompanhamento de Ricardo Macedo, arqueólogo com uma vasta experiência em armamento militar medieval e esgrima histórica, que estará disponível para questões e demonstrações ao público. 

No dia 26 de setembro, proporcionando uma experiência mais interativa aos nossos visitantes, serão realizadas algumas atividades programadas:

11:30 – Recriação histórica de vivência de um soldado medieval, actividades, treinos e o seu dia a dia.

14:30 – Workshop de Jogos da Antiguidade – apresentação e descoberta de variados jogos desde a antiguidade clássica ao medieval. Venha aprender e a jogar os jogos que os nossos antepassados tão bem conheciam!

16:00 – Combate Histórico (apresentado pelo Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate) – Sessão de apresentação de equipamento militar assim como a forma de o usar. Demonstração de combate histórico.

Estas actividades estarão com acesso limitado (máximo de 10 visitantes em simultâneo) devido às contingências necessárias neste tempo de pandemia. Serão cumpridos os protocolos de segurança e distanciamento social recomendados pela DGS.

Scroll to Top