MERCADO DO QUEIJO E DOS ROMANOS – RABAÇAL

28 de abril ‘19 No território da antiga civitas, junto da via romana que ligava Olisipo a Bracara Augusta, a Villa Romana do Rabaçal e suas gentes teimam em manter EMCADEAMENTOS com a sua história. No concelho de Penela, no distrito de Coimbra, a vila amanheceu saudando o seu maior queijo de sempre, com 65... [ler mais]

28 de abril ‘19

No território da antiga civitas, junto da via romana que ligava Olisipo a Bracara Augusta, a Villa Romana do Rabaçal e suas gentes teimam em manter EMCADEAMENTOS com a sua história.

No concelho de Penela, no distrito de Coimbra, a vila amanheceu saudando o seu maior queijo de sempre, com 65 kg, produzido com 550 litros de ovelha e cabra. Curado e semi duro, como dita a arcaica tradição, foi solenemente transportado por soldados romanos, num cortejo orgulhosamente conduzido pelo senhor romano da Villa, sua família e troupe de dançarinas e músicos. Chegariam ao Mercado do Queijo e dos Romanos do Rabaçal, onde centenas de pessoas esperavam para provar o desfile dos sabores típicos da região.

Num cenário do século IV D.C., a EMCADEAMENTOS recriou a história romana da Villa, mostrando armas, jogos de tabuleiro, o ciclo da lã e cozinha Romana.

A Villa foi utilizada como habitação de uma família romana nobre, onde são visíveis vestígios importantes, de que se destacam os seus pavimentos em mosaico, únicos em Portugal.

Promovido pela Câmara Municipal de Penela, esta iniciativa procurou juntar as duas marcas mais distintivas ligadas ao Rabaçal: o queijo e o património histórico e cultural da vila romana, que a EmCadeamentos recriou.

R. S.

EmCadeamentos